Cabo Delgado de volta ao Moçambola em 2019
A província está de regresso à rota do futebol moçambicano desta vez com Baía de Pemba FC, que é o provável representante da província no próximo campeonato nacional de futebol, esperando apenas a homologação dos resultados da jornada deste final de semana.
Ainda que o Campeonato da divisão de honra, zona norte, não tenha terminado, o Baía de Pemba é líder isolado da tabela classificativa, após vencer na tarde de sábado o Desportivo de Pemba, por três bolas sem concorrência, com golos de Beca, que bisou, e Eric, somando assim 34 pontos, contra 26 do seu adversário directo, o Sport Benfica de Monapo.
O campo municipal de Pemba foi pequeno para acolher a moldura humana que se fez presente para assistir a subida da equipa local ao Moçambola 2019 e a festa iniciou justamente no recinto desportivo, desta vez com algum civismo.
Aliás, apesar dos festejos dos adeptos, o treinador do Baía de Pemba, Minate Chabane, prefere festejar somente depois da confirmação da Federação Moçambicana de Futebol.
O treinador sabe que nada pode mudar a posição da Baía de Pemba FC na tabela classificativa, uma vez que falta apenas uma jornada para o fim da competição na região norte do país, mas tem receio que a sua equipa venha a perder na mesa, tal como aconteceu no ano passado, quando ficou de fora por decisão da Federação Moçambicana de Futebol.
Fundada em 2016, por um grupo de jovens, Baía de Pemba FC, é uma das mais novas equipas de futebol em Cabo Delgado, uma província que esta fora do Moçambola desde 2014.