Aprovado projecto de exploração de grafite em Ancuabe
A empresa australiana Triton Minerals aprovou o projecto de exploração de depósitos de grafite distrito Ancuabe, o projecto terá um investimento de 99,4 milhões de dólares.
Para o efeito, já começaram a ser feitos trabalhos de preparação, incluindo movimentação de terras para a construção de uma represa e a reparação de estradas para permitir o transporte de equipamento, escreve o Macauhub.
O director-geral da Triton Minerals, Peter Canterbury, disse que o desenvolvimento do projecto de Ancuabe proporcionará benefícios substanciais ao governo de Moçambique, aos residentes na região de implantação da mina bem como aos acionistas. De acordo com Canterbury, o começo da primeira produção de condensado de grafite está prevista para o segundo semestre de 2019.
O projecto de Ancuabe contém depósitos de grafite estimados em 3,04 milhões de toneladas, tendo o estudo definitivo de viabilidade económica concluído que a concessão podia produzir 60 mil toneladas de concentrado de grafite por ano durante um período de 27 anos.