Cidadãos estrangeiros flagrados a pescar lagosta no parque das Quirimbas
Detidos no distrito de Macomia, em Cabo Delgado, cinco cidadãos estrangeiros flagrados a capturar lagostas nas ilhas do Parque Nacional das Quirimbas.
Da operação, a Polícia apreendeu igualmente duas embarcações e o respectivo equipamento usado para a conservação do pescado.
Dos detidos figuram quatro cidadãos de origem tanzaniana e um chinês, que com recurso a embarcações de pesca, invadiram e capturaram lagostas junto a área de conservação do parque nacional das Quirimbas no distrito de Macomia, em Cabo Delgado.
O porta voz da PRM em Cabo Delgado, Augusto Guta, disse na ocasião que os detidos, para além de invadirem a área de conservação, usavam igualmente licenças fora do prazo e forjadas para despistar as autoridades que velam pelo sector.
A lagosta viva é muito procurada no mercado asiático, concretamente a China, para onde é enviada.
Já os detidos confessam terem praticado a pesca de lagostas ilegalmente nas águas territoriais, mas negam terem invadido a zona protegida.
A PRM reitera apelos junto aos pescadores para estarem vigilantes e denunciarem qualquer suspeita.
Importa referir que este não é o primeiro caso em que cidadãos estrangeiros delapidam recursos marinhos com destaque para lagostas e caranguejos.