PRAVIDA: Mais de 1 milhão e 700 mil pessoas terão acesso a água
Presidente da Republica procede ao lançamento da Primeira Pedra do Sistema de Abastecimento de Agua de Chudi, na Vila Municipal de Mueda, província de Cabo Delgado.
Até finais de 2019, mais de 1 milhão e 700 mil pessoas terão acesso a água nas zonas urbanas e rurais, com a implementação do programa Água para Vida lançado esta segunda-feira pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.erceirizado e entregue à gestão de privados.
Trata-se de uma iniciativa nacional, avaliada em mais de 80 milhões de dólares, financiados na totalidade pelo Orçamento Geral do Estado.
O distrito de Mueda, na província de Cabo Delgado, foi o local escolhido para acolher o lançamento oficial do programa de aceleração de construção de infra-estruturas de abastecimento de água a nível nacional, abreviadamente conhecido por PRAVIDA.
Pela manhã de segunda-feira (01.10.2018), o Presidente da República lançou a primeira pedra para a reabilitação do sistema de abastecimento de água de Chudi que fornece água potável à vila de Mueda.
O programa Água para a Vida será implementado pelo Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, pelo que o Ministro do pelouro, João Osvaldo Machatine falou da essência da iniciativa e da escolha de Mueda para esta cerimónia.
Na sua intervenção, Filipe Nyusi explicou que o PRAVIDA surge da necessidade de acelerar o cumprimento das metas do plano quinquenal 2015-2019 no que diz respeito ao acesso à água.
O governo destaca o facto de o valor total do custo do programa sair do Orçamento Geral do Estado.
Por outro lado, Nyusi deixou claro que o seu Governo não vai deixar de captar financiamentos para projectos de abastecimento de água para o consumo humano e para a agricultura.
Este é um dos programas mais ambiciosos no sector de águas nos últimos anos e tem a particularidade de abranger outros sectores como Saúde, Educação e Agricultura.
O programa Água para a Vida prevê a construção e reabilitação de sistemas de retenção e distribuição de água à escala nacional, prevendo-se obras que deverão ser feitas em tempo recorde, pelo que o sector privado é chamado a assumir o desafio.
Durante o lançamento oficial do programa Água para a Vida, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos deu a saber com pormenor, em que consistirá esta iniciativa.
Com o PRAVIDA o trabalho de construção será intenso, com prazos muito apertados. O sector privado assume o desafio e diz que fará de tudo para observar a qualidade das obras.
Depois da construção, a gestão de pequenos sistemas de abastecimento de água será terceirizado e entregue à gestão de privados.