FACIM 2017: Promovendo Cadeias de valores dos recursos naturais
A FACIM é uma feira comercial, um espaço privilegiado onde se juntam produtores, vendedores, investidores, importadores, exportadores, compradores, entre outros para promover as trocas comerciais, estimular a produção e o consumo, e a integração económica de Moçambique na economia mundial.
Pretende-se também com a realização do evento internacionalizar a economia nacional e expor as potencialidades de produção e exportação; estabelecer parcerias e promover oportunidades de negócio nos diversos segmentos do tecido empresarial nacional e estrangeiro; estimular novas iniciativas de investimento público e privado e criar oportunidades de negócio para as Pequenas e Medias Empresas (PMEs) nacionais.
A província esteve representada por uma vasta equipa multissetorial, encabeçada por Sua Excelência a Governadora da Província de Cabo Delgado, Celmira Frederico Pena da Silva.
A Província esteve na 53ª edição da Feira Internacional de Maputo, que este ano comemorou-se sob Lema “MOÇAMBIQUE O MUNDO: Alargando o mercado, promovendo o investimento e potenciando parcerias”.
Entre os expositores de Cabo Delado, participam neste edição a Empresa de agro-negócio para o desenvolvimento de Moçambique, o Parque Nacional das Quirimbas, Ruby Mining de Montepuez, Projecto de Grafite de Balama, Empresa de hidrocarnonetos Eni, Associações Agropecuárias (Umulukungo de Nangade, Sociedade Comercial de Messalo), Associações de Artesanato ( 7 de Abril e UAC de Mecufi) e produtoresRachide Bachir, Assane Taribo, Salimo Makungone, Assane Mariano e António Tuvakuena.
A Província expôs produtos agrícolas, pesqueiros, madeireiros, pedras preciosas e semi-preciosas, escultura e variedade de amostra de artesanato. Igualmente estiveram expostos no stand da Província de Cabo Delgado material promocional de empreendimentos industriais e turísticos da província, ligados a cadeia de valores das potencialidades e produtos naturais da província de Cabo Delgado.