Informação

Conferência Internacional de Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável

Data: 23/10/2018
Conferência Internacional de Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável

O Governador Júlio Parruque defendeu gestão sustentável e transparente dos recursos naturais e do ambiente. 

É neste desiderato que se inscrevem acções frutíferas, que resultaram na declaração do Parque Nacional das Quirimbas, nesta província, como Reserva Mundial da Biosfera.
Parruque anunciou, na ocasião, que está em marcha uma campanha de reflorestamento de 300 hectares de mangal ao longo da costa, até o ano 2020.
Actualmente, de acordo com o Governador de Cabo Delgado, a província possui a quarta maior reserva do mangal do país.
"Estamos a investir seriamente na capacitação das comunidades e na colocação de equipamento de monitorização de eventos extremos e meios de acção junto das populações, para enfrentar o fenómeno",
 frisou. Afirmou que o governo, as populações e a comunidade científica não podem ser apanhados de surpresa em todas ocasiões de desastres naturais, pois, aqui onde a ciência faz a diferença.
Entretanto, a Unilúrio, que organizou a Conferência Internacional da Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, através do seu Reitor, Professor Doutor Francisco Noa,
disse que o evento surge na nevessidade de reflexão conjunta sobre o impacto das mudanças climáticas. Para Noa, não se pode falar do desenvolvimento sem falar dos seres vivos, sobretudo do Homem.
Participam da Conferência de dois dias, países como África do Sul, Itália, Noruega e Portugal.