Cabo Delgado vai empacotar arroz produzido localmente
A província de Cabo Delgado vai abrir, este ano, uma fabriqueta de processamento de arroz com uma capacidade de descasque de nove mil toneladas por dia.
As obras de construção da unidade estão orçadas em cerca de 2 milhões de dólares norte americanos financiados pelo Banco Mundial.
A fabriqueta de descasque e empacotamento do arroz está a ser construída no Posto Administrativo de Bilibiza, distrito de Quissanga, um dos maiores produtores do cereal ao nível da província de Cabo Delgado.
A unidade pertence a uma Associação local denominada irmãos unidos, e segundo previsões, vai entrar em funcionamento em Novembro próximo.
A associação já tem uma marca e um mercado para o produto, no entanto, está preocupado com os níveis de produção, que poderão forçar a fabriqueta a funcionar abaixo da capacidade instalada.
O projecto Mozbio tem como principal objectivo, preservar o Parque Nacional das Quirimbas, através da criação de fontes alternativas de renda e de sobrevivência, para cerca de 160 mil habitantes que vivem dentro da área de conservação e dependem exclusivamente dos recursos naturais.